Após a aplicação das primeiras doses de CoronaVac, no domingo (17), em São Paulo, o Brasil começa a aparecer nas listagens internacionais de países com vacinação em andamento contra o coronavírus.
Em um dos rankings globais mais importantes, compilado pelo site Our World In Data, da Universidade de Oxford, da Inglaterra, os brasileiros figuravam na 55ª posição pelo critério de doses aplicadas por habitante no começo da tarde desta terça-feira (19).
Os brasileiros entraram na última classificação, com menos de 0,01% da população imunizada, logo atrás da Índia, que iniciou sua campanha nacional contra o coronavírus no sábado (16) e já alcançou 0,03% de abrangência (veja tabela abaixo). O Brasil aguarda o envio de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca por parte do governo indiano, mas ainda não tem previsão exata de quando isso deverá ocorrer.
A tabela segue liderada, em termos proporcionais, por Israel — o país já conseguiu aplicar 30 doses por grupo de cem habitantes. Em segundo lugar aparecem os Emirados Árabes, com 19,9 — em alguns lugares mais adiantados nesse processo, parte da população já pode ter recebido a segunda dose, e por isso, a quantidade de imunizações registradas pode não corresponder exatamente ao percentual de pessoas beneficiadas.
Em termos absolutos, os Estados Unidos lideram a corrida mundial pela imunização contra a covid-19, com mais de 12 milhões de aplicações (o que resulta em 3,7 por cem americanos). Logo em seguida aparece a China, com 10 milhões de doses, ou 0,69 por cem habitantes.
Em todo o planeta, o monitoramento realizado pela Universidade de Oxford indicava que, até o começo da tarde de terça, mais de 41 milhões de injeções já haviam sido aplicadas nos mais de 50 países já contemplados por algum dos produtos desenvolvidos por diferentes laboratórios para barrar a pandemia.