Os laboratórios farmacêuticos Pfizer e BioNTech afirmaram nesta segunda-feira (21) que estão "totalmente prontos" para entregar a vacina contra o coronavírus assim que a Comissão Europeia autorizar a distribuição no continente. A expectativa é de que a vacinação no comece a partir de 27 de dezembro.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou nesta segunda que aprovou o imunizante da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 e afirmou que "não há provas" de que esse antídoto seja ineficaz contra a nova cepa do vírus detectada no Reino Unido. Agora, a Comissão Europeia precisa autorizar a distribuição.
"Hoje é um dia particularmente emocionante para nós na BioNTech. Estamos no coração da União Europeia e nos sentimos muito felizes por estar um pouco mais perto da potencial entrega da primeira vacina na Europa, para ajudar a combater essa pandemia devastadora", explicou o co-fundador da empresa alemã, Ugur Sahin.
"Estamos totalmente prontos para iniciar a entrega das doses iniciais da vacina em toda a União Europeia quando recebermos o sinal verde", acrescentou.
O chefe executivo da Pfizer, Albert Bourla, também declarou que a empresa está "totalmente pronta" para assumir o desafio de entregar essas doses simultaneamente aos países europeus.