Uma nova cepa da covid-19 foi encontrada neste mês no Reino Unido. O anúncio foi realizado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no dia 19 de dezembro. Segundo um estudo médico divulgado na última quinta-feira (24), essa variante do coronavírus pode ser até 74% mais contagiosa. Porém, não há comprovação de que ela seja mais letal.
Contendo 23 mutações em seu código genético, a nova cepa foi nomeada como B.1.1.7 ou VUI–202012/01, tendo sido detectada em pelo menos 12 países até este sábado (26). Confira.
Espanha
As autoridades de saúde de Madri, na Espanha, detectaram quatro casos da nova cepa de covid-19, informou o governo neste sábado (26). Segundo o vice-conselheiro de Saúde Pública da região de Madri, Antonio Zapatero, os casos estão vinculados a pessoas que chegaram recentemente do Reino Unido, onde a mutação foi descoberta.
O país tem outros três casos suspeitos da variante, mas ainda aguarda os resultados dos exames.
França
A França detectou o primeiro caso da nova cepa de covid-19 em Tours, no centro do país, conforme anunciou o Ministério da Saúde francês na última sexta-feira (25). O paciente é um francês residente do Reino Unido e que está assintomático, informou o ministério em comunicado, no qual adiantou que o contagiado já foi isolado.
Itália
As autoridades de saúde da Itália anunciaram, neste sábado (26), que seis pessoas testaram positivo para a nova cepa do coronavírus depois que chegaram ao país nos últimos dias. A variante foi constatada em pessoas vindas de Londres. Com isso, a Itália atinge a marca de mais de 10 pacientes com a mutação do vírus registrados no país.
Canadá
O Canadá detectou os dois primeiros casos de contaminação pela nova cepa, conforme anunciaram neste sábado (26) as autoridades sanitárias de Ontário. "Os casos são um casal de Durham, que não tem antecedentes de viagens, de exposições (ao vírus), nem de contatos de risco elevado", informou em nota o Ministério de Saúde da província, a mais populosa do país.
Alemanha
Autoridades da Alemanha confirmaram na quinta-feira (24) que detectaram a nova variante no país. A pessoa infectada é uma mulher que partiu do aeroporto de Heathrow, em Londres, no último domingo (20), para visitar familiares na Alemanha. Ela testou positivo para o coronavírus ao desembarcar no aeroporto de Frankfurt.
Japão
Na sexta, o país asiático relatou seus primeiros casos em passageiros que chegaram do Reino Unido. Consequente, o Japão anunciou neste sábado a proibição temporária da entrada de estrangeiros não-residentes no país.
Suécia
A Suécia reportou um caso também relativo a um viajante do Reino Unido que adoeceu e testou positivo no país, conforme disse informou a Agência Sueca de Saúde neste sábado.
Suíça
A Suíça registrou uma ocorrência da nova cepa na região de Sörmland, após um passageiro retornar de uma viagem ao Reino Unido durante as festas natalinas.
África do Sul
A África do Sul detectou uma nova cepa do vírus semelhante à encontrada no Reino Unido, que pode estar relacionada a um aumento de casos no país. Contudo, a variante encontrada no país aparenta ser distinta da mutação britânica.
Outros países
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dinamarca registrou nove pessoas infectadas com a nova cepa, enquanto Austrália e Holanda reportaram um caso cada.