Para evitar desabastecimento no momento da vacinação em massa da população, o Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União edital para aquisição de mais de 330 milhões de seringas e agulhas de diversos modelos.
A compra vai atender ao Programa Nacional de Imunização contra a covid-19 e o sarampo ao longo de 2021. Ao todo, serão adquiridos quatro tipos de seringas com agulhas. O pregão eletrônico de menor preço deverá ocorrer no dia 29 de dezembro, às 9h.
A entrega das seringas e agulhas compradas dependerá da capacidade da produção da indústria e a distribuição começará pelos Estados e municípios que mais precisam dos insumos.
O Ministério da Saúde diz que os gestores locais de saúde, como governadores e prefeitos, são os responsáveis pela compra desse tipo de material, mas que o governo federal saiu na frente para centralizar a aquisição de insumos, equipamentos de proteção individual e ventiladores pulmonares, como apoio estratégico às unidades federativas para o enfretamento à pandemia.
Durante o período de oito dias, a partir da publicação do edital, as empresas interessadas podem registrar as propostas no sistema, além de solicitar informações e tirar dúvidas sobre o certame. O critério de julgamento adotado no edital será o de menor preço por item, observadas as exigências técnicas contidas no edital e anexos.
Poderão participar do pregão somente as empresas do ramo de atividade que seja compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).