O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou neste domingo (20) que o país pretende iniciar na próxima semana a campanha de vacinação contra o coronavírus, que começará com os profissionais da área da saúde.
— Esperamos iniciar o processo de vacinação no Chile na próxima semana e vamos começar com as pessoas que estão na linha de frente, nas unidades críticas, atendendo os pacientes críticos — disse Piñera.
O governo chileno aguarda a chegada de uma primeira remessa com 20 mil doses da vacina da Pfizer-BioNTech. O contrato com a fabricante foi aprovado na quarta-feira (16). Na primeira etapa, 9.875 pessoas serão vacinadas.
O imunizante exige a aplicação de duas doses, explicou o ministro da Saúde, Enrique Paris, em uma entrevista publicada pelo jornal La Tercera.
O plano do governo do Chile é vacinar no primeiro trimestre de 2021 cinco milhões de pessoas da população de maior risco: portadores de doenças crônicas, idosos e profissionais da saúde. Segundo Piñera, o governo pretende vacinar 15 dos mais 18 milhões de habitantes do país no primeiro semestre do próximo ano.
—A vacinação não é apenas para proteger nós mesmos, é um ato de solidariedade, porque um protege todos — afirmou o presidente do Chile.