A professora aposentada Eloy Fiebig, 73 anos, já estava em coma em decorrência da covid-19 quando uma meta de décadas na família dela começou a se concretizar. Saiu decisão determinando indenização a ela pela morte do marido, Adalberto Osvaldo Fiebig, num acidente de carro. O casal vivia em Passo Fundo, onde ele era secretário municipal da Fazenda.
Eloy, que ansiava muito pela estabilidade financeira para os filhos, não chegou a saber que a indenização finalmente tinha se concretizado. Ela morreu em 22 de abril, após 26 dias de internação, a maior parte deles entubada e sem poder se comunicar com os filhos.
— O sonho dela era que a gente tivesse uma vida mais tranquila, do ponto de vista econômico. Isso deve acontecer com a indenização, mas para ela chegou tarde — lamenta a filha primogênita de Eloy, Taís.
Eloy teve uma vida aguerrida. As filhas Taís e Fabiana e o filho Estevan eram pequenos quando perderam o pai. Ela os criou sozinha, ao mesmo tempo em que trabalhava em escolas do Estado e do município. Formada em Magistério e Letras, atuou como orientadora pedagógica, professora de português e diretora de colégios em toda a região do Planalto Médio. Era também atividade intensa no Lions Clube Passo Fundo Amizade, entidade pela qual realizava entrega de alimentos a comunidades carentes. Até por isso, era muito estimada e prestigiada.
O sonho dela era que a gente tivesse uma vida mais tranquila, do ponto de vista econômico. Isso deve acontecer com a indenização, mas para ela chegou tarde
TAÍS
Filha mais velha de Eloy
Foi em março, após retornar de um cruzeiro pela costa do Nordeste (antiga meta, agora concretizada), que Eloy manifestou sintomas de coronavírus. A suspeita é de que tenha contraído de uma pessoa infectada no navio. Ficou dias em casa, com falta de ar e dores, até ser internada no Hospital São Vicente de Paulo. Só via os filhos através de um vidro. Morreu 26 dias depois, para desespero dos familiares. Foram semanas de tortura, sem possibilidade de contato ou despedida, define a filha Taís.
Eloy deixou, além dos filhos, os netos Gabriel, Lucas, Felipe, Matheus e Maria.