A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que uma vacina contra o coronavírus poderá chegar à população até o final deste ano. Conforme reportagem no site do jornal O Globo, o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta terça-feira (6) que há a esperança de uma vacina contra a covid-19 se viabilizar ainda em 2020.
A informação foi dada ao final de um painel executivo da OMS que durou dois dias. Tedros não detalhou quais das vacinas que atualmente estão em teste poderiam ser aplicada de forma segura e eficaz nos próximos meses.
— Nós precisamos de vacinas. E há a esperança de que tenhamos uma até o fim deste ano. Há esperança — afirmou, conforme o jornal O Globo.
Ele também fez um apelo aos líderes globais para que uma imunização mundial seja viabilizada. Disse que é necessário que haja um compartilhamento igualitário das vacinas pelas nações quando estiverem disponíveis.
Nove projetos experimentais integram uma coalizão coordenada pela OMS que visa acelerar o desenvolvimento de imunizantes. Ao todo, vacinas de quatro laboratórios são testadas em larga no país: AstraZeneca (em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido), Sinovac Biotech (China), Pfizer/BioNTech (EUA/Alemanha) e Johnson & Johnson (EUA/Bélgica).