Começa, nesta quarta-feira (23), nos Estados Unidos, a última fase de estudo da vacina desenvolvida pela Janssen contra o coronavírus. A companhia, subsidiária da Johnson & Johnson, deve incluir 60 mil participantes em todo o mundo. No Brasil, os testes devem ocorrer em sete Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os testes no Brasil devem ter início no começo de outubro. Em Porto Alegre, os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas realizarão a pesquisa, no entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre as inscrições.
Em solo norte-americano, informou a rede CNN, as primeiras doses serão administradas nesta quarta. E diferentemente das demais vacinas testadas nos Estados Unidos e no Brasil, o imunizante da Janssen tem apenas uma dose.
— Estamos convencidos de que uma única dose pode ser muito eficaz — disse, em coletiva de imprensa, Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson.
A companhia também pretende fazer uma nova fase três do estudo, desta vez em parceria com o governo do Reino Unido, para avaliar a eficácia de duas doses do imunizante, destacou a CNN.
Além de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e África do Sul vão participar da pesquisa.