Profissionais de saúde com idade acima de 60 anos e também aqueles que já foram infectados pelo coronavírus podem se inscrever para a seleção de voluntários do estudo da vacina contra a covid-19 que está sendo realizado no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A ampliação do perfil de participantes já estava prevista pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e pela farmacêutica chinesa Sinovac, que conduzem o projeto em 12 centros no Brasil. Continua sendo necessário que o candidato esteja trabalhando em unidades especializadas no tratamento da doença.
Até o momento, cerca de 600 pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina ou placebo nas dependências da instituição. A meta inicial de 852 voluntários deverá ser ultrapassada, podendo passar de mil participantes – em todo o país, o número total subirá de 9 mil para 13 mil. O período de testes se estenderá até a segunda quinzena de outubro.
De acordo com o infectologista Fabiano Ramos, líder do estudo no Estado e chefe do Serviço de Infectologia do São Lucas, os novos perfis serão importantes para analisar os resultados, que têm se mostrado animadores.
– Ver como a vacina vai se comportar em quem já teve a doença é algo que se aproxima muito mais da vida real. Quando a vacina (na versão final, já testada e aprovada) vier, como vamos selecionar as pessoas que vão recebê-la? Teremos que testar todo mundo? Não. Contar com voluntários que já tiveram a doença e entender como a vacina se comporta nesse público se aproxima muito mais do perfil da população em geral que vai receber a dose depois – explica Ramos, salientando a importância de os candidatos escolhidos comparecerem aos compromissos previstos.
Interessados podem esclarecer dúvidas pelo WhatsApp (51) 99929-8871 e preencher o formulário disponível neste endereço. O último dia para a inclusão de novos pacientes é 17 de outubro.
Para participar
Critérios de inclusão
- Ser profissional da saúde e atuar em unidades especializadas em tratamento da covid-19.
- Ter mais de 18 anos
Critérios de exclusão
- Ser gestante ou ter o desejo de engravidar durante os próximos três meses consecutivos.
- Estar em período de amamentação.
- Ter doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico.
- Ter participado de outro estudo clínico com administração de produto sob investigação nos últimos seis meses.
- Ter recebido hemoderivados por transfusão nos últimos três meses.