A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o recebimento, na tarde deste sábado (12), de informações oficiais da AstraZeneca sobre a retomada dos testes com a vacina que a farmacêutica desenvolve junto à Universidade de Oxford.
Agora, com a notificação da Autoridade Sanitária do Reino Unido, a agência reguladora brasileira afirma que dará início, nas próximas horas, ao protocolo de análise sobre a continuidade dos testes em território nacional.
"A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil", pontua o comunicado (confira a nota completa ao fim deste texto).
A Universidade de Oxford divulgou, neste sábado (12), que retomou no Reino Unido os testes. O processo havia sido interrompido em todo o mundo, na terça-feira (8), após uma voluntária britânica ter apresentado uma "reação adversa".
Segundo nota divulgada pela universidade, foi realizado um processo de revisão e, de acordo com as recomendações de um comitê independente e do órgão regulador do Reino Unido, os testes poderão ser retomados.
Nota da Anvisa:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu, na tarde deste sábado (12/9), da empresa AstraZeneca, as informações necessárias para iniciar a análise de reativação do estudo clínico com a vacina da Universidade de Oxford no Brasil.
Depois do anúncio de retomada do estudo no Reino Unido, feito pela Universidade de Oxford, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai seguir, nas próximas horas, o protocolo de análise necessário para avaliar o pedido.
A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil."