A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, na noite desta terça-feira (8), que já foi avisada pelo laboratório AstraZeneca sobre a suspensão dos testes com a vacina da Universidade de Oxford. A suspensão ocorreu depois de suspeita de reação grave à imunização no Reino Unido. A informação foi divulgada nesta noite pelo site StatNews, especializado em Medicina.
Conforme a Anvisa, a agência "já recebeu a mensagem de suspensão enviada pelo laboratório, já que o Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global". A entidade afirmou ainda que aguarda o envio de mais informações sobre os motivos da suspensão para "analisar os dados e se pronunciar oficialmente".
A Fiocruz se manifestou na mesma linha, afirmando que foi informada pela Astrazeneca sobre a suspensão dos testes clínicos em fase 3 e que irá "acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registrado com a vacina para se pronunciar oficialmente".
A produção da vacina de Oxford no Brasil custará R$ 1,8 bilhão por acordo e estrutura. Outros países também têm convênios para testar a possível imunização.
Mais detalhes sobre qual o efeito colateral registrado no paciente não foram divulgados.
Em nota enviada à CNN, o laboratório afirmou que "o processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança".
"Em grandes testes, doenças acontecem por acaso, mas devem ser revistas. Estamos trabalhando para acelerar a revisão de um único evento para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste. Estamos comprometidos com a segurança de nossos participantes e os mais altos padrões de conduta em nossos testes.", diz a nota.
"É uma ação de rotina que tem que acontecer sempre que há uma doença potencialmente não explicada em algum dos testes, enquanto essa doença é investigada, para assegurar que seja mantida a integridade nos testes. A companhia está trabalhando para acelerar a revisão do evento e minimizar qualquer impacto na linha do tempo dos testes", disse o site.