O Rio Grande do Sul tem visto uma escalada nos números de novas infecções pelo coronavírus nos últimos sete dias. Em relação ao período de uma semana anterior, o registro diário de gaúchos acometidos pela doença cresceu 28%, atingindo uma média de 1.830 a cada 24 horas. Na semana anterior, estava em uma média de 1.430 por dia.
Levantamento de GaúchaZH com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) também mostra que o número médio de registro de mortes provocadas pelo coronavírus a cada 24 horas no Rio Grande do Sul subiu 6,3% nos últimos sete dias em relação ao período anterior.
A comparação indica que, na semana entre 1º e 7 de agosto, o total de óbitos confirmados somou 406, ou 58 a cada dia. Já no intervalo anterior, entre 25 a 31 de julho, as mortes registradas somaram 382, 54,6 por dia em média.
Esses dados, calculados por GaúchaZH com base nos boletins diários da Secretaria Estadual da Saúde, representam a média de novos casos e mortes nos últimos sete dias.
A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia da epidemia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.
Nesta sexta-feira, a SES confirmou mais 265 casos e 51 mortes por coronavírus. No total, o Estado chega a 79.026 infectados e 2.282 mortos em meio à pandemia.