O Ministério da Saúde suspendeu repasses ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravataí. A decisão consta em portaria publicada no Diário Oficial da União de 20 de agosto. Com isso, o município deixará de receber R$ 770 mil por ano. O ministério constatou irregularidades em auditoria realizada em 2017. A portaria também ressalta que esses apontamentos não foram corrigidos até hoje, o que levou à suspensão.
O documento não detalha quais são as irregularidades constatadas. GaúchaZH aguarda essa informação do ministério, que está fazendo esse levantamento.
O secretário da Saúde de Gravataí, Jean Pierre Torman, disse que, ao tomar conhecimento da decisão, pediu informações ao ministério para saber os motivos da suspensão. Segundo ele, a resposta foi de que a decisão é referente ao processo de 2017, mas que os detalhes estariam em outro setor da pasta. Um novo pedido de informação foi feito nesta quarta-feira (26), e a prefeitura aguardava retorno.
— Eu sei é que em 2017 foram identificadas irregularidades nas instalações físicas do Samu, mas isso já foi solucionado. Também tinha um problema com a qualificação de pessoal, que também foi resolvido na época — diz Torman, ao ressaltar que outras eventuais irregularidades, se existirem, serão sanadas.
Samu segue operando
O secretário garante que o Samu segue operando normalmente no município. Háseis ambulâncias disponíveis em Gravataí. Conforme Torman, a verba federal representa 30% do custo de operação do serviço. Outros 10% são bancados pelo governo do Estado e os demais 60%, pela prefeitura.