Depois de três dias seguidos de queda, a ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) em Porto Alegre por pacientes com coronavírus voltou a subir. São 331 pessoas com a covid-19 recebendo tratamento intensivo. É a maior quantidade em nove dias.
O crescimento em 24 horas é de 6,77%. São 21 pacientes a mais que na terça-feira (25). Desses, 15 são pacientes com covid-19 já internados no Hospital Conceição que não constavam no levantamento e foram incluídos pela instituição.
Se a comparação for com a quarta-feira passada (19,) quando havia 329, o aumento é de 0,6%. Em relação à média móvel, a queda na semana entre 20 e 26 de agosto é de 7,47%. Está em 321 pacientes contra 336 da semana entre 13 e 19 de agosto.
O que diz a Secretaria Municipal da Saúde:
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Hospital Conceição atualizou, nesta quarta-feira, 26, no dashboard do município, sua taxa de ocupação de leitos de UTI COVID19. O aumento significativo no número se deu pela classificação entre infecciosos e não mais infecciosos (todos confirmados), agora reunificada para fins de clareza do dashboard."
O que diz o Hospital Conceição:
O diretor-técnico do Hospital Conceição, Francisco Paz, diz que houve um erro no momento de preencher a planilha de pacientes com coronavírus em UTIs.
— É que não foram incluídos nessa coluna os pacientes com coronavírus que estão aguardando leitos (de enfermaria). O que aconteceu é que a pessoa responsável por esses dados não alimentou o painel. Mas isso já foi ajustado. São pacientes que estão em UTI, mas não estão transmitindo mais a doença. Mas eles são pacientes covid e assim precisam ser contabilizados até saírem da UTI – explica.