Nesta quinta-feira (6), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) recebeu uma remessa de 20 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos serão usados para estruturar 10 novos leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) exclusiva a pacientes com coronavírus. De acordo com o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, as vagas de alta complexidade serão abertas ainda em agosto.
— Estamos finalizando a contratação de médicos intensivistas, que deve ser concluída na segunda quinzena do mês. Com isso, vamos conseguir colocar em operação esses novos leitos — comemora.
O pedido ao governo federal de mais ventiladores mecânicos foi feito ainda em julho, quando a instituição, localizada em Porto Alegre, chegou a registrar 100% de ocupação na UTI covid.
— Se tivéssemos os respiradores, conseguíssemos contratar equipe e garantir medicamentos, teríamos como abrir mais vagas no Conceição. E fomos atrás disso – relembra.
Além dos respiradores e profissionais de saúde, a instituição também finaliza a compra de medicamentos para garantir a operação dos novos leitos. Segundo Oliveira, os lotes de remédios estão sendo entregues a cada semana pelos laboratórios.
— É uma engenharia muito grande para conseguir abrir novos leitos. Mas conseguimos. Estamos remanejando a UTI não covid, para ampliar a ala exclusiva a pacientes com coronavírus. Os outros 10 respiradores serão utilizados na substituição de aparelhos antigos e, também, na estruturação da emergência — detalha.
No final de junho, outros 16 leitos para pacientes covid foram inaugurados. Para isso, pacientes internados na UTI geral do Conceição foram transferidos para o Hospital Cristo Redentor, que também integra o GHC.