Em menos de 48 horas, quase 4 mil pessoas se inscreveram para participar da pesquisa que vai testar a vacina chinesa contra o coronavírus, conhecida como CoronaVac, aqui no Rio Grande do Sul. Por aqui, o estudo é coordenado pelo Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que vai recrutar mais de 800 indivíduos para receber as doses.
Conforme um levantamento feito pela casa de saúde, o maior número de interessados é do sexo feminino: 67%, contra 33% do sexo masculino. Também são maioria os técnicos em enfermagem e enfermeiros — um dos pré-requisitos para participar é ser profissional da saúde atuante em unidades especializadas em tratamento da covid-19. Além disso, grande parte dos interessados é residente de Porto Alegre.
As inscrições podem ser feitas até a próxima semana. Depois disso, as equipes do hospital farão a triagem dos voluntários para iniciar a testagem, prevista para começar em agosto.
A pesquisa, que está sendo feita por meio de convênio entre o Instituto Butantan com o Hospital São Lucas da PUCRS, está na terceira fase de testes em humanos. Em todo o Brasil, serão 9 mil voluntários, distribuídos por centros de seis Estados.
As doses do imunizante chegaram na segunda-feira (20) em São Paulo e devem começar a ser distribuídas para os centros participantes do estudo na semana que vem, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa do Instituto Butantan.