Divulgado nesta sexta-feira (24), o mapa preliminar do distanciamento controlado no combate ao coronavírus no Estado colocou 14 regiões em bandeira vermelha.
Sob restrições mais severas, estão Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Taquara, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Bagé e Santo Ângelo. Na bandeira laranja estão Lajeado, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria e Uruguaiana. Como de praxe, o mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (27) à tarde, após julgamento pelo gabinete de crise de eventuais pedidos de reconsideração dos prefeitos.
GaúchaZH entrou em contato com prefeitos de cidades que estão sob as maiores restrições para ver como cada prefeitura avalia a definição.
Caxias do Sul
O prefeito Flávio Cassina afirmou que irá recorrer da definição. Segundo ele, os dados do município "não batem tão bem com os do governo do Estado".
— É nossa obrigação precedermos esse recurso. Também estamos elaborando um documento, uma vez que o governador acenou com a possibilidade de fazer uma flexibilização de alguns casos. Estamos trabalhando em um documento que será assinado pelos 36 prefeitos da região.
Palmeira das Missões
O prefeito Eduardo Freire adianta que vai recorrer:
— Tivemos uma melhora muito considerável nas duas últimas semanas, saímos de um índice de 2,44 para 1,64. Isso, com certeza, nos dará muitas chances de, através do recurso regional na segunda-feira, voltarmos as regras da bandeira laranja.
Cruz Alta
O prefeito Vilson Roberto dos Santos afirmou que irá recorrer da decisão por meio da Associação dos Municípios do Alto Jacuí. Entre os argumentos, a prefeitura defende que a média da taxa de uso de respiradores na cidade caiu significativamente, de 26% para 15%, por exemplo.
Pelotas
A prefeita Paula Mascarenhas disse que a expectativa era de manutenção da cidade em bandeira laranja, porque os números demonstram "uma certa estabilidade".
— Menos de 50% dos leitos de UTI ocupados, uma taxa percentual de óbitos por 100 mil habitantes que nos coloca na posição 189 entre todos os municípios do Estado, quando temos a quarta maior população. Minha ideia seria de manter na semana que vem as restrições aplicadas nesta semana, que ficavam a meio caminho entre os protocolos de bandeira laranja e bandeira vermelha. Para isso, teremos que recorrer.
Bagé
O prefeito Divaldo Lara afirmou que considera a medida exagerada e que também irá recorrer:
— A bandeira vermelha não condiz com a nossa realidade. Não vamos fechar o comércio, vamos recorrer. Não entendemos que seja necessária alguma medida além das que estamos tomando porque as ações de Bagé são eficazes e têm surtido efeito.
Passo Fundo
O prefeito Luciano Azevedo afirmou que o cenário será avaliado no sábado (25), mas que é provável que o município recorra da decisão.
— É bastante provável que se decida pelo recurso porque nós entendemos que é quase uma obrigação do município oferecer novamente os números para avaliação do governo do Estado.
Capão da Canoa
O prefeito Amauri Magnus Germano disse que seguirá trabalhando para, em conjunto com os municípios da região, efetivar o aumento dos leitos de UTI.
— Pela quantidade de semanas em que já estamos com as restrições da bandeira vermelha, estamos em busca de equilíbrio para uma abertura restritiva e gradual do comércio não essencial. Inclusive, a nossa construção civil está disposta a diminuir o percentual de trabalhadores para que o comércio varejista possa abrir, atendendo dois clientes por vez e com as máximas medidas de higiene.
Canoas
Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, o município segue fazendo a sua parte para tentar reduzir a pandemia.
— Melhoramos em importantes indicadores, como no número de leitos de UTI livres para pacientes com covid-19, que passou de 0,79 (vermelho) para 1,21 (amarelo). Entretanto, continuamos acompanhando com preocupação o aumento do número de pessoas contaminadas e a situação do esgotamento de leitos nos municípios vizinhos. Isso também pode refletir na nossa estrutura de hospitalização. Além de receber pacientes de outras cidades, não podemos deixar os canoenses desassistidos. Estamos ampliando a estrutura de atendimento à população e promovendo ações de combate à disseminação do vírus. Nas últimas duas semanas, acrescentamos 20 leitos de UTI.
Porto Alegre
Em nota, a prefeitura da Capital afirmou que "o isolamento social é a única forma que se mostrou eficaz em todo o mundo para conter o avanço do coronavírus".
"Todas as medidas que vão ao encontro disso são importantes", complementou.
Taquara
O prefeito Tito Lívio Jaeger Filho afirmou que já esperava pelo resultado:
— Em razão dos indicadores da região, já estávamos prevendo essa bandeira. Em Taquara, estamos trabalhando para que a situação se estabilize e comece a recuar, nos levando de volta para uma classificação mais branda.
GaúchaZH tenta contato com as demais prefeituras.