O Hospital Regional de Santa Maria deve ganhar 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos próximos dias. O reforço será possível após a destinação de recursos da 2ª Vara da Justiça Federal da cidade, que repassou cerca de R$ 155 mil, do Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou mais R$ 65 mil, e do Estado e da União, que enviaram 10 respiradores.
Conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, os equipamentos necessários para abertura dos 10 leitos, como camas, monitores e outros, já foram encomendados e devem chegar nos próximos dias. A compra, paga com as verbas destinadas pela Justiça Federal e pelo MPT, já foi feita há sete dias. O prazo dado pelas empresas fornecedoras é de 15 a 20 dias para entrega.
Os recursos foram disponibilizados após um pedido do Ministério Público Federal. A verba foi destinada em decisão conjunta assinada pelos juízes Jorge Luiz Ledur Brito e Daniel Antoniazzi Freitag. O dinheiro é fruto do pagamento de penas de prestação pecuniária e das contribuições estipuladas para a suspensão condicional de processos judiciais na 2ª Vara Federal de Santa Maria.
Ainda conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Instituto de Cardiologia, responsável pela gestão do Hospital Regional, se comprometeu em disponibilizar a equipe de profissionais necessária para colocar os 10 leitos em funcionamento assim que os equipamentos estiveram todos instalados. GaúchaZH fez contato com o Instituto de Cardiologia para saber quantos novos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem devem ser contratados, mas ainda não houve resposta.
Aberto em abril deste ano de forma urgente para ajudar no combate à covid-19, o Hospital Regional conta com 10 leitos de UTI e 40 leitos comuns exclusivos para pacientes com o coronavírus. Na última semana, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) disponibilizou mais cinco leitos de UTI, que já estão em funcionamento.