O governador Eduardo Leite assinou a liberação de R$ 7 milhões para o Hospital Regional de Santa Maria. A verba será utilizada para realização de ajustes no prédio da instituição, inaugurada em 2018 e que funciona até hoje somente com dois ambulatórios.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as melhorias integram um convênio entre o Estado e a Fundação Universitária de Cardiologia e permitirão que o hospital faça as adaptações necessárias para ser equipado.
Questionada sobre a quantidade de leitos que seriam abertos e quando eles estariam disponíveis, a SES se limitou a dizer que “por se tratar de uma liberação emergencial de recursos, as áreas técnicas estão trabalhando em regime de mutirão para viabilizar que o Hospital Regional seja equipado até o final do semestre”. A secretaria, ainda destacou que “todas as medidas a serem implantadas serão divulgadas em momento oportuno”.
Conforme a prefeitura de Santa Maria, o Estado informou à administração municipal que a previsão é de que inicialmente sejam abertos 20 leitos entre maio e junho — de um total de 130.
Durante o anúncio da liberação da verba, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que “a Região Central tem carência de leitos e, em meio à pandemia do coronavírus, a abertura definitiva do hospital será importante para garantir melhor atendimento”.
Ainda conforme a SES, a intenção é fazer com que esses leitos estejam disponíveis o quanto antes para atender pacientes que venham a se contaminar com a covid-19 e incluir o Regional de Santa Maria no plano estadual de contingência.
A construção do hospital teve custo de R$ 70 milhões. Pronta desde 2016, a instituição só foi inaugurada em 6 de julho de 2018 e funciona até hoje somente com dois ambulatórios abertos — um em cardiologia e outro para pacientes crônicos hipertensos e diabéticos de alto risco.