Os leitos do Hospital Regional, em Santa Maria, não deverão ser disponibilizados à população até o final deste ano. O motivo seria o atraso no repasse de R$ 50 milhões do Ministério da Saúde destinados para a compra de equipamentos. A afirmação foi da secretária estadual de saúde, Arita Bergman, em uma reunião da Comissão de Saúde e do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (07).
Questionada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que faz parte da comissão, ela disse que diante da necessidade de equipar o hospital e sem recursos, os leitos não vão abrir neste ano.
A secretária afirmou também que, inicialmente, o hospital vai oferecer 130 dos 270 leitos previstos no projeto original.
O Hospital Regional está pronto desde 2016 e custou R$ 70 milhões aos cofres públicos. Até agora, apenas um ambulatório, que atende pessoas com diabetes e hipertensão funciona no local. Na próxima segunda-feira, está prevista a abertura do segundo ambulatório da instituição, que vai atender pessoas com doenças cardiológicas.