Inaugurado na última terça-feira (21), o Hospital Berço Farroupilha recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), os cinco primeiros pacientes da instituição. São moradores de Guaíba que procuraram a emergência com sintomas compatíveis a infectados com coronavírus.
Desde o fechamento do Hospital Nossa Senhora do Livramento, há cinco anos, a cidade contava apenas com o serviço de pronto-atendimento (PA) e pacientes mais graves eram encaminhados para a regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Os primeiros pacientes do Berço Farroupilha foram avaliados pela equipe médica e encaminhados à internação clínica. Neste momento, eles apresentam quadro de saúde estável e não necessitam de leitos de terapia intensiva.
Até amenizar a pandemia de coronavírus no Estado, os 40 leitos do novo hospital de Guaíba são destinados a pacientes com covid-19. Depois, o local passará a atender pacientes de baixa e média complexidades e terá maternidade.
Com a abertura do hospital, o antigo PA da cidade, que fica no mesmo local, passa a ser a unidade de emergência e urgência da instituição. Segundo o prefeito de Guaíba, José Sperotto, a meta é chegar 82 leitos e ser um reforço no atendimento aos cerca de 400 mil habitantes dos 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce.
Pronta desde 2015, a estrutura do novo hospital já contava até com equipamentos para a futura maternidade, serviço que deixou de ser oferecido na região há uma década. A demora para a abertura do prédio ocorreu por falta de verba para colocar o hospital em operação e a conclusão da compra de equipamentos e das exigências da Vigilância Sanitária do Estado.