As prefeituras de Canoas, na Região Metropolitana, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e Passo Fundo, no Norte, decidiram seguir o modelo permitido pelo governador Eduardo Leite, que libera todo o comércio gaúcho, mesmo sob bandeira vermelha, a comercialização no sistema de pegue e leve, telentrega e drive-thru.
A flexibilização foi anunciada pelo Palácio Piratini nesta segunda-feira (13), durante a confirmação das bandeiras do modelo de distanciamento controlado que passam a vigorar a partir desta terça-feira (14).
Mesmo se tivessem em vigor decretos mais restritivos por conta da pandemia do coronavírus, a administração de Novo Hamburgo, Canoas e Passo Fundo decidiram adotar a proposta do governo no Estado. No entanto, não é permitido que as lojas permaneçam com as portas abertas ou recebam clientes no interior do estabelecimento.
Para a liberação do comércio nesses termos, Leite também permitiu que as lojas mantenham 25% dos funcionários trabalhando.
Canoas e Novo Hamburgo estão há duas semanas sob bandeira vermelha, ingressando na terceira semana de maior restrição. Já Passo Fundo migrou da cor laranja para vermelha a partir desta terça, após piora nos indicadores.