O Rio Grande do Sul chegou a 35 casos confirmados de sarampo desde o início do ano. Os quatro novos infectados são de uma mesma família residente em Esteio, na Região Metropolitana.
Contraíram sarampo um bebê, de oito meses, e três jovens, de 17, 18 e 19 anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), que divulgou o novo boletim epidemiológico nesta segunda-feira (1º), a situação é interpretada como um surto familiar
Ao todo, 203 casos suspeitos foram notificados, sendo que 122 foram descartados e dois seguem em investigação. Se somados aos casos de 2019, o Rio Grande do Sul tem 135 infectados.
Conforme a SES, 90% das confirmações são de moradores da Região Metropolitana. Lidera a lista o município de São Leopoldo, no Vale do Sinos, com oito casos confirmados neste ano. Se levado em conta os números do ano passado, Gravataí é a cidade com maior acumulado de casos, chegando a 39 infectados.
A Secretaria da Saúde ainda destaca que, de todos os casos confirmados, 80% são de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina com o componente sarampo para a população de seis meses a 59 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para todos profissionais de saúde, independente da faixa etária.
Em 2016, o Brasil havia recebido, por parte da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a certificação de país livre do sarampo – status que perdeu em 2018, com os primeiros relatos da doença em território nacional. Para o Ministério da Saúde, o fato de parte da população não estar em dia com o calendário vacinal fez com que o sarampo voltasse a circular.
Cidades com casos confirmados de sarampo no RS desde 2019
Alvorada
Bento Gonçalves
Cachoeirinha
Canoas
Carazinho
Carlos Gomes
Dois Irmãos
Esteio
Gravataí
Ijuí
Lagoa Vermelha
Porto Alegre
Santo Antônio da Patrulha
São Leopoldo
Sapucaia do Sul
Tramandaí
Trindade do Sul
Viamão