Após comunicar, na última semana, ver uma tendência de estabilização da curva de casos e mortes por covid-19, o Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (24) que o país ainda registra avanço nos casos da doença. A análise tem como base a comparação com dados mais recentes, os quais têm apontado aumento nos registros.
— Tínhamos falado que a curva parecia que tendia à diminuição de casos, mas vemos que nessa semana tivemos aumento significativo — disse o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
Segundo Medeiros, a média diária de novos casos teve aumento de 22% na última semana em comparação à anterior. Até então, dados das semanas anteriores apontavam para uma possível desaleceração no ritmo de aumento.
— Parecia que a curva estava chegando a um platô, mas entre a 24ª e 25ª semana epidemiológica, tivemos um aumento de novos casos — disse.
O mesmo ocorreu em relação à média diária de novas mortes na última semana, que voltou a registrar avanço após um primeiro sinal de queda.
Dados apresentados pela pasta nesta quarta-feira apontam que o país registra 1.188.631 casos confirmados, com 53.830 mortes. O cenário da epidemia varia pelo país.
Segundo o ministério, o Centro-Oeste quase dobrou o número de casos na comparação entre as duas últimas semanas. Houve aumento de 98% do número de casos e 59% do número de óbitos. O Sul também teve aumento 76% do número de casos e 46% do número de óbitos no período.
O mesmo ocorreu no Sudeste (crescimento de 26% o número de casos e 30% no número de óbitos entre as duas últimas semanas). Já o Nordeste teve aumento de 14% dos casos e redução de 11% dos óbitos, enquanto o Norte houve redução tanto do número de casos quanto de óbitos.
Questionado sobre o que levou ao novo aumento na curva, o diretor do departamento de vigilância, Eduardo Macário atribuiu o avanço ao início de um período de maior circulação de vírus respiratórios em algumas regiões.
— Estamos vivendo uma transição entre estações. A gente imagina que a transição epidemiológica está ocorrendo no Brasil, o que aumenta o alerta nos estados que não passaram pelo que o Norte e Nordeste passaram nos últimos meses — disse.
O coronavírus também avança ao interior. Atualmente, 4.937 municípios do país, o equivalente a 88,6% do total, já registram casos da covid-19. Dados também apontam uma redução no total de casos nas capitais e aumento nos registros no interior.