Apenas dois dos quatro municípios da Região Metropolitana cujos prefeitos foram convocados para reunião de urgência convocada pela prefeitura de Porto Alegre têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Nelson Marchezan convocou o encontro virtual, nesta sexta-feira (19), para debater a ocupação de leitos na Capital. Isso porque, segundo ele, parte das vagas estão preenchidas por pacientes vindos de Alvorada, Guaíba, Novo Hamburgo e Viamão. A reunião acabou não ocorrendo devido a problemas de agenda dos prefeitos.
Porto Alegre tinha, até as 15h23min desta sexta-feira (19), 84 pacientes com coronavírus internados em leitos de UTI. Desses, 45 eram de outros municípios do Estado, o que representa 53%. Do total de doentes em estado grave pela covid-19 de outras regiões, metade (22) é de municípios da Região Metropolitana.
Das quatro cidades da Região Metropolitana envolvidas, apenas Novo Hamburgo e Viamão contam com leitos de alta complexidade bancados pelo SUS. Na cidade do Vale do Sinos, por exemplo, os 20 leitos de UTI do Hospital Municipal estão ocupados, atingindo 100% da capacidade. Ao todo, o município tem 44 leitos de alta complexidade, sendo que 37 deles estão sendo usados. Em Viamão, dos 25 leitos de UTI, 19 estão ocupados, o que representa 76% da capacidade.
Já os municípios de Guaíba e Alvorada não têm vagas de UTI pelo SUS, sendo regulados pela Central de Leitos do Estado. De acordo com o secretário da Saúde de Guaíba, Jocir Panazzolo, o município não tem referência para média e alta complexidade.
— Quando chega um paciente na nossa rede básica que necessita de atendimento complexo, é a Central de Leitos do Estado que define para qual hospital e cidade ele será encaminhado. Não temos gerência sobre essa escolha — explica.
Confira a situação de cada cidade
Novo Hamburgo
Novo Hamburgo tem 44 leitos de UTI para adultos, sendo que 37 estão ocupados, o que equivale a 84,1% da capacidade. Destes, 11 são pacientes confirmados com coronavírus e quatro, suspeitos. Os outros 22 são de pacientes não covid-19. Do total de respiradores, 17 estão ocupados, o que representa 38,6% da disponibilidade. Além disso, o município tem 115 leitos clínicos exclusivos para a doença, com 46 ocupados, representando 40% da capacidade. Ao todo, são 64 pessoas internadas com suspeita ou confirmação para coronavírus nos três hospitais da cidade.
Se forem analisados somente os números do Hospital Municipal, todos os 20 leitos de UTI estão ocupados, chegando a 100% da capacidade. Destes, 10 são de pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.
Viamão
A cidade tem 25 leitos de UTI para adultos, sendo que 19 estão ocupados, o que representa 76% da capacidade. Destes, apenas um é de paciente com coronavírus: os demais são por outras doenças. O município também conta com 12 leitos clínicos voltados para pacientes com coronavírus, sendo que quatro estão ocupados, equivalendo a 33,3% da disponibilidade. Ao todo, são cinco pacientes com suspeita ou confirmação para covid-19 internados na rede hospitalar do município.
Guaíba
O município tem 21 leitos clínicos destinados ao tratamento do coronavírus, sendo que nenhum estava ocupado nesta sexta-feira (19). Mas um paciente confirmado para covid-19 está internado na UTI de um hospital privado da cidade. De acordo com o secretário da Saúde Jocir Panazzolo, o município não tem referência para média e alta complexidade e é a Central de Leitos do Estado que define para qual hospital e cidade o paciente que necessita desse tipo de atendimento será encaminhado.
Alvorada
Tem 18 leitos clínicos exclusivos para coronavírus, sendo que nenhum estava ocupado nesta sexta-feira (19). A cidade não tem leitos de UTI para adultos. Quando algum paciente necessita de tratamento de alta complexidade, é encaminhado para a Central de Regulação de Leitos do Estado.