Os organizadores do concurso de cavalos Freio de Ouro decidiram adiantar as provas que ocorriam em Rolante, no Vale do Paranhana, e concluir a etapa classificatória neste sábado (27). O motivo foi a polêmica e as reclamações de moradores por o evento ocorrer em meio à pandemia de coronavírus.
As provas haviam começado na sexta-feira (26) continuariam até domingo (28). Porém, conforme o organizador do evento Evaldo Rosa, mesmo seguindo os protocolos de segurança, as provas que aconteceriam no domingo foram adiantadas e a etapa foi concluída.
— Não recebemos nenhuma notificação, mas decidimos adiantar e encerrar todas as provas. O parque está limpo e tudo está encerrado — afirma o organizador.
Na sexta-feira, os moradores da região questionaram a aglomeração de trabalhadores, ginetes e demais pessoas que estavam participando – o que aumentaria a chance de contágio pela doença. Segundo a prefeitura de Rolante, o evento iria mobilizar entre 70 e cem pessoas.
A etapa das provas contou com a autorização do Executivo municipal. No entanto, pelo decreto do distanciamento controlado do governo do Estado, eventos esportivos estão impedidos de ocorrer mesmo na bandeira amarela – atual situação de Rolante.