O primeiro dia de vacinação contra gripe para professores e adultos entre 55 e 59 anos foi de pouco movimento em postos de saúde e farmácias de Porto Alegre. Nesta segunda-feira (18), teve início a última fase da terceira etapa da campanha nacional de vacinação — quem estava incluído nos grupos anteriores, com idosos, doentes crônicos ou trabalhadores da saúde, pode continuar procurando a imunização. As vacinas estão disponíveis em mais de 40 farmácias e cem unidades de saúde até 5 de maio.
Apesar de não proteger contra coronavírus, a vacinação é importante para evitar a ocorrência de gripe ou mascarar sintomas de covid-19, dificultando o diagnóstico.
A reportagem circulou por postos da capital e não encontrou filas. Pela manhã, o relato de funcionários de postos indicou baixa procura. À tarde, o movimento era um pouco maior, mas sem transtornos a quem buscou a imunização.
No posto de saúde Modelo, na Avenida João Pessoa, a professora Carmen Dal'Lago, 56 anos, aproveitou a tarde de sol para receber a imunização.
— Prevenção sempre é bom. Vim à tarde para pegar pouca gente. Meu posto é este e moro aqui perto — disse.
Havia apenas cerca de cinco pessoas em uma fila de identificação para acessar o local. No posto de saúde Santa Marta, no Centro, o movimento era baixo e não havia filas para quem buscava a dose. Conforme a gerente da unidade de saúde Caroline Barwaldt, a expectativa era de movimento maior.
— Pela manhã, foram menos de 60 pessoas. Esperávamos até um movimento bem maior. Como tem muitos pontos de vacinação espalhados pela cidade, isso pode ter feito as pessoas procurarem locais mais próximos de casa — completou.
Em uma farmácia da Avenida Bento Gonçalves, um atendente relatou que a procura foi baixa e não houve fila. A prefeitura de Porto Alegre não deu detalhes sobre os últimos dados de metas da campanha nacional de vacinação contra a gripe na Capital porque ainda não foram contabilizados os números de pessoas imunizadas em farmácias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação de idosos e profissionais da saúde superou as metas previstas. Já os demais públicos ficaram abaixo da previsão.