A pandemia de covid-19 teve origem no contato humano com morcegos ou pangolins, acredita a professora da Universidade de São Paulo (USP) Ester Sabino.
Responsável pela equipe que realizou o primeiro sequenciamento genético do coronavírus no Brasil, no tempo recorde de 48 horas, a pesquisadora está na linha de frente de um trabalho que busca compreender o vírus para, a partir das informações sobre seus códigos internos e sua capacidade de mutação — que fez com que ele alcançasse os seres humanos —, ajudar a derrotá-lo.
– É um trabalho de formiguinha – ela descreve, acrescentando que cientistas de todo o mundo estão, neste momento, realizando um esforço colaborativo contra a doença.
A entrevista de Ester Sabino integra a série multimídia As Respostas da Ciência, que vai ao ar todas as terças e quintas-feiras no programa Gaúcha+, na Rádio Gaúcha, e, às quartas e sextas-feiras, em GaúchaZH. Na série, cientistas descrevem suas descobertas na busca por cura e prevenção do vírus que provocou a atual pandemia.