O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) – que é referência para atendimento aos casos graves de coronavírus na Região Central – recebeu, na manhã desta quinta-feira (2), os kits com equipamentos para implementação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivamente destinados ao tratamento da doença.
_Fazem parte do kit equipamentos como bombas de infusão, monitor, carros de emergência e outros itens necessários para compor e colocar a UTI em funcionamento_ destacou a gerente de atenção à saúde do Husm, Soeli Guerra.
Com a chegada dos equipamentos, o Husm oferece 10 leitos de UTI em uma área isolada, próxima ao pronto-socorro da instituição, para atender os casos de covid-19. Soeli ainda acrescenta que a área preparada pelo hospital possui mais espaço disponível caso seja necessária a ampliação de leitos.
_Estamos muito aliviados com a chegada dos kits (...) Isso tranquiliza muito porque podemos atender os pacientes com maior segurança. A área dispõe de um espaço ainda disponível, mas a intenção de ocupação é se for necessário ampliar os leitos de UTI. É isso que o Hospital Universitário tem e pode oferecer: atendimento aos pacientes críticos.
O Husm é referência no atendimento aos pacientes com coronavírus porque foi incluído no Plano de Contingência do Estado - criado para dar enfrentamento à doença.
Ser considerado um hospital de retaguarda não significa que a população deva procurá-lo em caso de suspeita de coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), essas instituições serão acionadas para as situações de pessoas em quadro clínico mais grave. A orientação da SES é de que o atendimento nos casos de suspeita da doença seja realizado na atenção primária do município.