Com grande procura de idosos buscando imunização contra a gripe, a prefeitura de Porto Alegre estima atingir a meta de vacinação antes da próxima sexta-feira (17), menos de um mês após o início da aplicação das doses — pessoas acima de 60 anos começaram a ser vacinadas em 25 de março (os dois primeiros dias da campanha nacional foram reservados aos agentes de saúde). Até a manhã desta segunda-feira (13), 96% dos 191,7 mil idosos que compõem a meta haviam recebido a proteção contra influenza.
Neste início de semana, não foram vistas filas nas farmácias que ainda têm doses.
— A procura está bem mais baixa. Estamos, inclusive, aguardando orientações sobre o próximo grupo de vacinação com as que sobraram — afirma o farmacêutico Lucas Maier, em uma farmácia do bairro Cruzeiro do Sul, zona sul da Capital.
Em todo o Estado, segundo dados do sistema do Programa Nacional de Imunizações, 1,2 milhão de idosos receberam a dose, desde o dia 23 de março. O sistema inclui vacinados em unidades de saúde, no atendimento domiciliar em pacientes acamados, drive-thrus e farmácias. A expectativa é vacinar 1,4 milhão do grupo prioritário.
Na próxima quinta-feira (16), começa a vacinação das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em Porto Alegre, a parceria com as farmácias deve ser mantida para as pessoas com comorbidades, evitando a exposição nas unidades de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai até 22 de maio.