Cerca de 45 profissionais do Circo Fantástico farão um espetáculo inédito e virtual, a partir de Santa Maria, para angariar fundos para que a equipe se mantenha na cidade. Conforme o gerente do circo em Santa Maria, Mário Júnior, ainda não falta comida para os artistas, mas a estimativa de prejuízo é grande:
— Como o circo trabalha por bilheteria, depende de como vai a temporada, mas o prejuízo médio é de R$ 150 mil por mês. A gente vive exclusivamente da bilheteria, não tem patrocínio nem apoio governamental, nada. Como vamos fazer?
Instalado desde fevereiro no pátio do Shopping Praça Nova, o Circo Fantástico parou as apresentações em Santa Maria em 17 de março. Desde então, a equipe está morando "na lona", aguardando mudanças nos decretos de restrição de atividades para retomar os espetáculos.
Segundo o gerente, a expectativa era de que o confinamento seguisse por três semanas. Porém, agora, essa previsão mudou e não se sabe quando os eventos devem ser novamente liberados. Sem vender ingressos, o grupo começa a não saber o que fazer. Neste momento, conforme Mário, também não é uma opção tentar se instalar em outra cidade. Isso porque nenhum local permitirá as apresentações com consequente aglomeração de espectadores.
— Nosso problema é saber quando isso vai acabar e, quando acabar, as prefeituras poderem ajudar a gente, liberar o alvará, deixar a gente entrar nas cidades — apela o gerente.
Para tentar driblar a falta de espetáculos, o Circo Fantástico fará uma apresentação, online, neste sábado (11), às 18h30min. Ela será transmitida nas páginas do circo no Facebook, Instagram e no Youtube. Porém, o pedido do gerente é para que, quem puder, faça doações para os profissionais. Além de divulgar o trabalho do circo, objetivo é também levar alegria à plateia, sem que ninguém precise sair de casa. Segundo Mário, a ideia surgiu após a live de um amigo:
— Um amigo fez uma live, pediu arrecadação e me avisou que teve gente que viu até na Itália e depois mandou parabéns. Então resolvemos fazer. Todo dia a gente ensaia, chamei todos e na hora toparam. A pessoa pode ajudar como quiser — afirma Mário.
O espetáculo virtual está previsto para 18h30min. A promessa do grupo é de que seja uma apresentação inédita, conquistando também pessoas que foram até o circo enquanto ele estava em funcionamento.
Entre as atrações que o Circo Fantástico apresenta, estão mágica, globo da morte, malabarismo, acrobacia e contorcionismo. Ao fim da quarentena, o objetivo do grupo é retomar as atividades em Santa Maria. Antes do isolamento, a previsão era de que eles seguissem na cidade até o fim de março.
Como assistir e ajudar
O espetáculo será transmitido pelas redes sociais do circo, onde estão também dados da conta bancária da trupe.
- facebook.com/circofantasticooficial
- instagram.com/circo_fantastico
- Mais informações pelo telefone (55) 99653-4815