Sete cidades da Região Metropolitana retomaram a vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (23). Após receberem mais doses da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o serviço foi restabelecido em Alvorada, Guaíba, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio.
Na segunda-feira, Canoas e Viamão já haviam retomado a vacinação. Em Eldorado do Sul, o serviço voltou na quarta; em Cachoeirinha, está previsto para sexta-feira.
A segunda fase da campanha de vacinação é destinada para doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Confira a situação dos municípios:
Município começou a vacinação nesta quinta, às 8h, em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municiapl (PAM-8)
A prefeitura aguarda confirmação da coordenadoria e ainda não há indicação da quantidade de doses destinada à cidade. O serviço deve retomar na sexta-feira.
O serviço foi retomado na segunda-feira , apenas para idosos. Não há novas doses.
A cidade recebeu novas doses na quarta-feira e retomou a vacinação na parte da tarde. Ainda havia doses nesta quinta.
O serviço foi retomado nesta quinta-feira apenas para o grupo da primeira fase.
Conforme a prefeitura, foram repassadas 5 mil doses para a cidade. A imunização retornou nesta quinta-feira em todas as unidades de saúde para os idosos que ainda não foram vacinados. Para os profissionais da área da saúde, segurança pública e motoristas profissionais, a imunização ocorre na Unidade Regional de Saúde do Trabalhador (Urest).
Segundo a prefeitura, um novo lote foi entregue e a vacinação retornou a partir das 9h de quinta-feira. A vacina está disponível nas unidades Cohab, Iolanda, Columbia, PA (parte atrás do Pronto-Atendimento) e Centro. As pessoas do primeiro grupo prioritário que não foram imunizados poderão receber a vacina. Haverá o sistema drive-thru para idosos nos postos Cohab, Iolanda e PA.
A vacinação contra a gripe foi retomada na quinta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 12 mil doses de vacinas contra a gripe para aplicar nos grupos prioritários. A imunização será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e na Casa de Vacinas. Poderão buscar a vacinação os idosos e trabalhadores da área da saúde que ainda não foram imunizados, e os grupos prioritários da segunda fase. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para (51) 3097-9445.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, mais 3 mil doses foram levadas para a cidade. O serviço foi retomado nesta quinta-feira.
A cidade recebeu mais 3,2 mil doses do Estado e retomou a vacinação na quinta-feira nas 24 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Os portadores de doenças crônicas e outras condições de saúde precisarão apresentar comprovação com laudo, exame ou receita médica.
A segunda etapa da campanha de vacinação iniciou na segunda-feira. As doses que restam serão destinadas aos idosos acamados.