A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) informou, na manhã desta sexta-feira (13), novas medidas que adotará em função do coronavírus. Em nota enviada aos alunos e compartilhada no site, a instituição disse que eventos estão suspensos. Aulas, no entanto, foram mantidas.
Segundo a nota, estão suspensas todas as "atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais".
Apesar disso, cinco formaturas agendadas para os próximos dias ocorrerão normalmente – as demais, agendadas ao longo do mês, ainda serão avaliadas. A universidade disse que fará recomendações específicas para o público das cerimônias.
A UFRGS também orientou que pessoas com sintomas do coronavírus ou que tenham contato próximo com outras pessoas sintomáticas devem evitar comparecer às solenidades.
No documento enviado para a comunidade acadêmica, a instituição também recomendou que deve ser evitado o uso do ar-condicionado, e as janelas devem ser mantidas abertas em todos os locais, sempre que possível. A universidade também declarou que segue acompanhando a situação da proliferação da doença através de um comitê responsável pelo plano de contingenciamento ao coronavírus.
O Rio Grande do Sul contabiliza quatro casos confirmados da doença: dois em Porto Alegre, um em Campo Bom e um em Caxias do Sul.
Outras universidades
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) decidiu cancelar as aulas presenciais no campus de Porto Alegre devido ao risco de contaminação por coronavírus. Em nota enviada na manhã desta quinta-feira (12) aos alunos, a instituição informou que a medida foi tomada também para alunos dos campi de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nota em que informa a suspensão das aulas de graduação até 28 de março como forma de prevenir contágio pelo coronavírus. Outras medidas foram adotadas com o mesmo objetivo, segundo a instituição.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) informou que, mesmo com a confirmação de que uma aluna contraiu a doença, as aulas estão mantidas. Segundo a instituição, a estudante de 19 anos ficou em isolamento desde que voltou de viagem, não teve contato com outras pessoas e não circulou pelo campus. Por este motivo, aulas e demais atividades continuarão ocorrendo normalmente.
A PUCRS garante que adotou todas as medidas preventivas possíveis e instituiu uma comissão para acompanhar o tema.
A Unisinos, UniRitter, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Feevale e Fadergs comunicaram que as aulas estão mantidas. Todas disseram que monitoram a situação da proliferação do vírus e as orientações das autoridades.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto – com duas edições diárias –, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus.