Os motoristas de aplicativo e taxistas estão sendo orientados a andarem com as janelas abertas devido à pandemia de coronavírus. As medidas visam evitar a proliferação da doença em ambientes fechados.
A empresa 99 mandou para todos os motoristas cadastrados à plataforma alertas para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer em caso de sintomas. Além disso, a empresa orienta passageiros e motoristas a evitarem contatos físicos, como cumprimentos.
Jaqueline de Oliveira, que trabalha com a plataforma, diz que recebeu um alerta informando sobre cuidados aos motoristas.
— Eu tenho álcool em gel. Deixo os vidros abertos. Aí eu fecho o vidro e ligo o ar de novo. Eu também procuro saber de onde vem o passageiro — disse.
Já outros motoristas estão evitando até mesmo receber passageiros que chegam ao aeroporto. O condutor Diogo Borba afirmou que está se prevenindo ao fazer isso, por não saber de onde são os passageiros.
— Tenho dois filhos pequenos, ali sempre tem muito movimento e infelizmente não sabemos de qual localidade os passageiros vem — comentou.
O Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre também está preocupado com a situação. Muitos deles pegam passageiros na região do aeroporto e viajam para regiões onde há um número maior de casos. O presidente do Sintáxi, Luís Nozari, sugeriu que os taxistas levem álcool em gel e até máscaras para oferecer a passageiros. Ele destacou que o motorista pode usar máscara se quiser.
Euclides Ferreira, que atua no ponto de táxi do aeroporto Salgado Filho, comprou uma embalagem de álcool em gel para emprestar a passageiros.
— Eu comprei e tenho aqui. Estamos por conta, mas deveria ter uma orientação pra nós. A gente leva bastante gente e abre maçaneta toda hora. Pega mala. Pode ser perigoso — disse.
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a orientação para taxistas e motoristas de app é a mesma para transportes de passageiros: manter os locais arejados e reforçar cuidados de higiene.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: