Em entrevista à GloboNews, na noite de domingo (15), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que a pasta vai convocar profissionais cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do coronavírus no Brasil.
Conforme Gabbardo, a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra que se perde durante o trabalho, já que os médicos também podem sofrer com a contaminação. Serão chamados ainda estudantes de medicina — a partir do sexto ano de curso — para atuar na atenção básica de saúde.
— A gente perde (médicos) no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes — explicou Gabbardo.
Em Porto Alegre, o quinto caso de coronavírus foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde no sábado (14). No Rio Grande do Sul, são sete casos confirmados: além dos registrados na Capital, há um em Campo Bom — que já foi liberado da quarentena — e outro em Caxias do Sul. Em todo o Brasil, são ao menos 200 pessoas com covid-19.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus