Em audiência na Comissão Geral da Câmara dos Deputados sobre o coronavírus, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (11) que vai elaborar portaria para restringir o acesso de pessoas no Congresso. A intenção é diminuir aglomerações para evitar a disseminação de coronavírus.
— A Câmara vai reunir a Mesa Diretora à tarde para soltar uma portaria organizando a circulação e presença dentro do Parlamento a partir da próxima semana. A prevenção é muito importante, por isso vamos restringir acesso, restringir presença no Plenário, reduzir o número de audiências e dar orientação aos servidores, parlamentares e à sociedade em relação aos procedimentos necessários no controle ao coronavírus — afirmou, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A Comissão Geral é convocada pelo presidente da Câmara sempre quando há assunto relevante para ser discutido. Nesta quarta-feira, o assunto da sessão foi o novo coronavírus, motivo da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mandetta explicou a deputados as medidas adotadas pelo ministério para a contenção do vírus no país.
Há, atualmente, 37 casos confirmados de coronavírus no Brasil, dois deles no Rio Grande do Sul. De acordo com Mandetta, a declaração de pandemia em decorrência da doença não altera, na prática, as medidas que vêm sendo implementadas pelo Ministério da Saúde. A pasta já vinha adotando procedimentos como se estivesse sob essa declaração.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: