Pelo menos dois hospitais de Porto Alegre registraram aumento no atendimento de pacientes nas emergência nos últimos dias – boa parte com sintomas de doenças respiratórias e com temor de estarem com o novo coronavírus.
No Hospital Conceição, segundo o gerente de Interunidades de Emergência do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Alexandre Bessil, quem chega com sintomas da Covid-19 é imediatamente atendimento e perguntado se teve contato com alguém que está com o vírus no Brasil ou se tem histórico de viagem aos países com maior número de casos.
No Hospital Ernesto Dornelles, a situação é semelhante. Ambas as instituições não divulgaram números, mas afirmam que houve aumento da procura nesta semana, em relação à anterior.
A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria da Saúde de Porto Alegre é de que as pessoas só busquem as emergências dos hospitais em casos realmente graves. Nas demais situações, o atendimento deve ocorrer nas unidades básicas de saúde ou nos médicos de referência dos pacientes.
Já no Hospital de Clínicas, a situação é diferente. Na quarta-feira (11), por exemplo, a Emergência atendeu 100 pacientes adultos para 41 leitos. Uma semana depois, no dia 18, eram 63 pacientes adultos atendidos.
No caso das unidades de saúde controladas pela Prefeitura de Porto Alegre que atendem casos de urgência e emergência, também houve redução de pacientes da semana retrasada para a semana passada. Não há disponível levantamento para comparativo com esta semana.