A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre divulgou nesta quinta-feira (19) mais uma medida restritiva para conter o avanço do coronavírus. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, o hospital anunciou que, a partir desta sexta (20), atendimentos eletivos, consultas e cirurgias estarão suspensos. A medida se aplica ao Serviço Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.
A entidade ainda afirmou que todas as agendas serão avaliadas, individualmente, para a identificação de casos cujos atendimentos sejam indispensáveis. Os demais pacientes serão contatados e orientados para que não compareçam ao local, incluindo informações que serão formalizadas junto às secretarias de Saúde da Capital e do Interior. As cirurgias eletivas também respeitarão os mesmos procedimentos de atendimentos e consultas, com ênfase aos casos de oncologia e cardiovasculares.
A Santa Casa já havia suspendido todas as atividades práticas de ensino nas dependências da instituição, tanto curriculares obrigatórias quanto opcionais.
Confira a nota:
Apesar de todo o esforço para manter a assistência aos pacientes que nos procuram diariamente, a Santa Casa de Porto Alegre informa que, como medida de contenção da epidemia do covid-19, a partir desta sexta-feira, 20 de março de 2020, estão suspensos os atendimentos eletivos, tanto de consultas quanto de procedimentos cirúrgicos, de qualquer sistema de saúde, público ou privado.
Salientamos que todas as agendas serão avaliadas, individualmente, para a identificação de casos cujo atendimento seja indispensável. Todos os demais serão contatados e orientados a não comparecer, incluindo informações que estão sendo formalizadas junto às secretarias de saúde da capital e interior.
Com relação às cirurgias eletivas, serão observados os mesmos procedimentos descritos acima, com ênfase aos casos de oncologia e cardiovasculares.