O mais recente balanço do Ministério da Saúde sobre o avanço do coronavírus no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (4), mostra que há três casos confirmados – todos em São Paulo – e uma possível quarta ocorrência, com resultado positivo no primeiro teste e aguardando contraprova. No total, são 531 casos suspeitos e 315 descartados no país.
No Rio Grande do Sul, são 98 casos suspeitos, 54 deles (55,1%) em Porto Alegre, conforme divulgou a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) também na tarde desta quarta. O Rio Grande do Sul segue como segundo Estado com mais possíveis diagnósticos da doença, atrás apenas de São Paulo, onde 136 pessoas estão em acompanhamento. Na sequência, está Minas Gerais, com 82 casos suspeitos.
A confirmação mais recente no país é de um paciente de 46 anos que mora em São Paulo. Natural da Colômbia, ele é um administrador de empresas que foi atendido em 4 de março no Hospital Albert Einstein e tem histórico de viagem recente à Europa: em 9 de fevereiro, ele viajou para a Espanha, depois seguiu para Itália, Áustria e Alemanha.
O Ministério da Saúde também acompanha a situação de uma paciente de 13 anos, moradora de São Paulo, que viajou ao Exterior, com passagem por Portugal e Itália, e teve o primeiro teste positivo para coronavírus. Ainda falta uma contraprova para confirmar a suspeita.
Residentes em municípios gaúchos com casos suspeitos de coronavírus
- Campo Bom: 1
- Canela: 2
- Canoas: 4
- Caxias do Sul: 4
- Charqueadas: 2
- Cidreira: 3
- Cruz Alta: 2
- Dois Irmãos: 1
- Estância Velha: 1
- Farroupilha: 2
- Guaíba: 1
- Guaporé: 1
- Lajeado: 1
- Montenegro: 2
- Novo Hamburgo: 1
- Palmares do Sul: 1
- Passo Fundo: 2
- Porto Alegre: 54
- Santa Cruz do Sul: 3
- Santa Rosa: 1
- São Gabriel: 1
- São Jerônimo: 1
- São Leopoldo: 1
- Sapucaia do Sul: 1
- Tio Hugo: 1
- Três Cachoeiras: 1
- Outros países: 3
- Total geral: 98
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS)
O governo federal afirma que a principal estratégia é a prevenção, sobretudo com cuidados com a higiene: lavar as mãos é a dica recorrente entre os especialistas.
Com o aumento do número de casos confirmados por circulação interna do vírus em alguns países, o Brasil vive um momento de transição. Além das ações de contenção, o Ministério da Saúde inicia as medidas de mitigação do enfrentamento do novo coronavírus no território brasileiro, que é a preparação da rede de assistência. A intenção é reforçar as ações de prevenção para evitar que o vírus circule dentro do Brasil e atinja a população que tem maior risco de desenvolver casos graves da doença, como os idosos, os imunodeprimidos e as pessoas com doenças crônicas, respiratórias e cardíacas.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: