Assim como a Argentina, o Chile confirmou o primeiro caso de coronavírus nesta terça-feira (3). Equador, México, Brasil e República Dominicana são os outros países da América Latina afetados, com seis, cinco, dois e um caso, respectivamente.
No Chile, a pessoa é um médico de 33 anos que viajou a Cingapura e está em isolamento domiciliar, segundo a rede de televisão norte-americana CNN. O presidente Sebastián Piñera afirmou que enviará profissionais chilenos para capacitação na China.
—Estamos preparados para enfrentar adequadamente o coronavírus — afirmou Piñera.
Na Argentina, trata-se de um paciente que está isolado em um quarto na clínica Suíço-Argentina, no bairro de Palermo, em Buenos Aires. O homem, que tem entre 40 e 47 anos, voltou no domingo de uma viagem à Espanha e à Itália, onde teria adquirido o vírus.
Na América Latina, mesmo com a maioria dos países sem casos confirmados do coronavírus até o momento, diversas autoridades já reconhecem que a chegada da doença é uma questão de tempo.
Enquanto isso, na Bolívia, o ministro da Saúde, Aníbal Cruz, afirmou no Twitter que o país não fechará as suas fronteiras. “Estaríamos impulsionando o fluxo migratório ilegal, seria um prejuízo e não poderíamos identificar casos suspeitos”, escreveu.
A presidente interina do país, Jeanine Áñez, anunciou a aprovação de um decreto que permite aos governos locais a compra direta de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços de consultoria para fazer frente à epidemia do coronavírus.
Como medida de controle sanitário, o Chile determinou que todos os passageiros que cheguem ao país façam uma declaração jurada sobre seu histórico de viagem dos últimos 30 dias e seu estado de saúde.
Na Colômbia, o governo aumentou o risco de contaminação de moderado a alto, embora não haja nenhum caso confirmado. Guatemala, Uruguai, Paraguai, Venezuela e El Salvador também não registraram casos.
O Brasil segue, por enquanto, com apenas dois casos confirmados da doença – ambos em São Paulo, de pessoas que visitaram o norte da Itália. No entanto, subiu de 433 para 488 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil.
No Rio Grande do Sul, Estado que inspira grandes cuidados por ter inverno frio e grande número de idosos, o número de pessoas em acompanhamento subiu de 73 para 82. Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que as suspeitas estão em 23 municípios.
As mortes por coronavírus no mundo*
China: 2.946
Irã: 66
Itália: 52
Coreia do Sul: 28
Japão: 6
França: 3
Estados Unidos: 2
Austrália: 1
Filipinas: 1
Tailândia: 1
Navio Diamond Princess: 6
*Dados atualizados pela OMS até a manhã desta terça-feira
90.870 é o número de casos confirmados no mundo
3.112 é o número de mortos no mundo