Um mês depois de lançar a campanha "Milano Non Si Ferma" (Milão Não Para), em 27 de fevereiro de 2020, autoridades italianas admitem agora que a estratégia foi um erro.
A campanha surgiu em plena pandemia do coronavírus e viralizou nas redes sociais da Itália principalmente na região de Milão, onde teve, inclusive, o apoio do prefeito local, Giuseppe "Beppe" Sala.
As peças recomendavam que a população não adotasse mais o isolamento social e o confinamento. Também exaltavam os "milagres" feitos todos os dias pelos cidadãos de Milão e seus "resultados econômicos importantes". "Porque, a cada dia, não temos medo. Milão não para", dizia o vídeo.
Agora, o próprio prefeito milanês admite:
— Foi um erro. Ninguém ainda havia entendido a virulência do vírus — disse aos jornalistas na quinta-feira (26).
A Itália tem mais de 80 mil casos confirmados para o coronavírus e mais de 8 mil mortes. Quando a campanha foi lançada, o país contabilizava 12 vítimas fatais. Milão é a província mais atingida, com mais de 32,3 mil casos e 4.474 mortes, segundo balanço de quinta-feira.