Com três cada, Rio Grande do Sul e São Paulo são os Estados com mais casos investigados pelo Ministério da Saúde para coronavírus. Completam a lista de nove pacientes um caso em Minas Gerais, outro no Rio de Janeiro e o último em Santa Catarina. Os que seguem em investigação no RS são em Canoas (marido de uma mulher que já teve a suspeita descartada), Morro Reuter (uma criança de uma família que esteve na China) e Porto Alegre (bebê de seis meses que mora na China, cujos pais procuraram atendimento em Porto Alegre). Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os exames foram feitos na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Questionado sobre o motivo de Estados do Sul e do Sudeste terem mais casos notificados ao Ministério da Saúde, o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis afirmou:
— Porque são esses Estados onde as pessoas ficam mais frequentemente gripadas. Em todos os casos notificados, foi possível verificar algum tipo de síndrome gripal nesses pacientes. É normal que esses Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo tenham maior número de pessoas gripadas em função do clima.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe, como gripe e tosse, e cerca de 20% progridem para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há episódios confirmados da doença no país.