O Rio Grande do Sul continua com dois casos suspeitos do novo coronavírus, conforme balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (31). No país, há 12 casos suspeitos: um no Ceará, um no Paraná, dois no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e sete em São Paulo. Ontem, eram nove.
O país e a América Latina continuam sem caso confirmado de coronavírus. O caso de Minas Gerais, que estava em fase final de diagnóstico na Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi para a tabela de descartado na tarde desta sexta. A informação foi confirmada no meio da coletiva do Ministério da Saúde, que recém havia informado que havia 13 casos suspeitos.
Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou que pouco coisa muda após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a doença emergência de saúde pública internacional. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, o país continua agindo conforme as recomendações da entidade. Ele ressaltou que, assim como a OMS orienta, o governo federal também sugere que brasileiros não viagem à China, porém, não há qualquer impedimento legal para isto.
Secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo aproveitou a entrevista para desmentir notícias falsas sobre o coronavírus, como a informação de que a doença teria sido disseminada por meio de uma sopa de morcego. Essa situação, segundo Gabbardo, é mentira.