Em falta desde agosto do ano passado, Rio Grande, no sul do Estado, volta a ter doses da vacina Pentavalente na terça-feira (14). Ela garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e um tipo de meningite. Tem como público-alvo crianças de dois, quatro e seis meses de idade.
Rio Grande receberá 780 doses da vacina, que serão distribuídas pela Vigilância Epidemiológica para todas as unidades de saúde do município. A nota oficial da Secretaria da Saúde aponta que o quantitativo recebido é baixo, em relação à demanda de doses a serem dispensadas.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina pentavalente adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (APAS) foi reprovada em teste de qualidade feito pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como resultado, as compras do antigo fornecedor foram canceladas e o governo federal precisou ir atrás de um novo laboratório, o que atrasou o repasse para todo o Brasil.