Até as 17h deste sábado (30), 46 unidades de saúde municipais de Porto Alegre estão com as portas abertas para o Dia D de Vacinação contra o sarampo para jovens. O público-alvo da campanha são pessoas de 20 a 29 anos não imunizadas ou com o esquema vacinal incompleto. Dados da Secretaria Estadual da Saúde estimam que a população nessa faixa sem vacina na Capital é de cerca de 167 mil.
Além dos postos, uma unidade móvel estacionada no Parque Farroupilha, a Redenção, atende o público até as 16h de hoje. A representante comercial Sheron Lemos, de 23 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar. Como não tinha certeza da sua situação vacinal, procurou a unidade:
— Acho que fiz quando criança, mas como não tenho a carteirinha aqui decidi vir. Pesquisei onde teria vacinação e como moro na Cidade Baixa aproveitei para vir caminhar e me vacinar.
O estudante Vítor Kwiatkowski, 20 anos, também foi atendido na unidade instalada no parque. Ele diz que só foi imunizado na infância, então, decidiu tomar a dose.
— Trabalho com educação e já tinha ouvido falar da campanha. Estava por fazer essa vacina — disse.
Só neste ano, Porto Alegre já registrou 13 casos da doença, dos quais seis eram de indivíduos na faixa etária da campanha. Segundo dados do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na primeira semana da campanha nacional, de 18 a 22 de novembro, foram aplicadas 2281 doses de tríplice viral. Na faixa da campanha, 1138 jovens visitaram os postos para consultar a situação vacinal. Desses, 706 receberam a imunização.
Neste sábado, os postos ficam abertos das 8h às 17h. Além deles, uma unidade móvel atenderá a população no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h. Passada a campanha, qualquer pessoa pode se vacinar nos postos de saúde do seu município.