A publicação da usuária do Twitter @bicmuller sobre um comum medicamento para enjoo viralizou na internet na segunda-feira (9). No post, ela faz um alerta sobre os efeitos colaterais causados pela aplicação de Plasil — nome comercial da substância metoclopramida.
Mais de mil pessoas interagiram com a publicação. Muitos usuários se identificaram e contaram suas experiências: a maioria relatou casos de surtos e crises de ansiedade e pânico após a aplicação do remédio.
A metoclopramida pode causar, em determinados pacientes, a chamada "reação extrapiramidal". Essa reação tem origem no sistema nervoso e causa sintomas parecidos com os de uma crise de ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca, sensação de rigidez e inquietude e espasmos nos membros superiores e inferiores.
O efeito adverso da substância é considerado comum — ou seja, pode afetar de um a 10% dos pacientes. Medicamentos antipsicóticos também podem causar a reação, porém não são de fácil acesso como o Plasil, que é comercializado nas farmácias sem a retenção de receita.
— (O Plasil) é um medicamento que deve ser utilizado mediante prescrição médica, e isso (venda sem exigência de receita) aumenta o risco do paciente fazer uma automedicação — alerta Ana Lúcia Ely, coordenadora adjunta da Assistência Farmacêutica de Porto Alegre.
Na União Européia, o uso do medicamento foi restringido, já que é contraindicado para crianças menores de um ano e não recomendado para crianças e adolescentes menores de 18 anos.
De acordo com Ana Lúcia, essa faixa etária é mais suscetível aos efeitos neurológicos do remédio e, por isso, as pessoas devem ter cuidado com a automedicação.
Em 2017, o laboratório Sanofi — que produz o Plasil — publicou uma carta aos profissionais de saúde, informando algumas alterações na bula do remédio, como a inclusão da contra indicação, que até então, não constava. Por meio de nota a GaúchaZH, ainda esclareceu:
"A Sanofi não produz mais este medicamento em solução injetável desde 2016, bem como a solução oral e a versão em gotas. Atualmente, a farmacêutica produz exclusivamente Plasil® (cloridrato de metoclopramida) em comprimidos, um medicamento que deve ser utilizado apenas com prescrição médica. A empresa também possui uma área robusta de Farmacovigilância, que monitora o perfil de segurança dos produtos no mercado para confiança do consumidor"
Mesmo sendo um remédio muito consumido pela população, Antônio Carlos Weston, cirurgião do aparelho digestivo da Santa Casa de Porto Alegre, diz que não são muitas pessoas que têm esses efeitos adversos.
— Não há como prever quem vai ter esse tipo de reação, é individual. Recomendamos que quem já utilizou e teve algum tipo de desconforto ou manifestações associadas, evite o uso e procure alguma alternativa.
Alergia X reação extrapiramidal
A reação extrapiramidal é uma sensibilidade/intolerância à medicação, mas não é alergia. Existe alergia ao Plasil, mas se manifesta de forma diferente: com manchas avermelhadas na pele, e pode evoluir à anafilaxia — sensação de falta de ar causada pelo fechamento de vias respiratórias de forma súbita e intensa.
Pacientes que têm conhecimento de ter a reação podem informar que são alérgicos a metoclopramida no momento do atendimento médico, para evitar o uso da substância.