Uma menina de dois anos morreu em decorrência de uma meningite bacteriana em Porto Alegre, na última terça-feira (3). Ela vivia em São Gabriel. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o diagnóstico foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), ainda na semana passada.
O secretário de Saúde de São Gabriel, Ricardo Coirolo, que também é médico, explica que, a partir do diagnóstico positivo para meningite, ela foi transferida para a capital, onde não resistiu a doença.
Apesar de ter levado a criança a morte, o secretário ressalta a meningite foi causada por uma bactéria pneumocócica, que não é a forma mais grave da doença.
– Nós temos o pneumococo sem estarmos doentes. Todos somos portadores. Ele está na via aérea superior, pode fazer parte de uma otite, ou faringite, por exemplo. Só que, às vezes, existe o que a gente chama de quebra de barreira, e ele passa para a corrente sanguínea e vai parar na meninge – explica Coirolo.
As aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, onde a criança estudava, não foram suspensas, mas medidas de higiene foram intensificadas.