A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou, nesta sexta-feira (30), que está acompanhando 15 casos suspeitos de sarampo no município. São pacientes de diferentes faixas etárias, de crianças a idosos, mas com concentração de casos entre pessoas de 15 a 30 anos.
Parte das que estão em observação viajou a locais com circulação da doença, como cidades do Estado de São Paulo e da Itália, na Europa. A quantidade de casos em investigação fez com que a prefeitura emitisse um alerta epidemiológico aos profissionais da área ainda na quinta-feira (29).
Em entrevista ao Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, a chefe da equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SMS, enfermeira Sonia Regina Coradini, informou que os agentes de saúde já estão fazendo o bloqueio vacinal nas pessoas que tiveram contato com os pacientes em suspeita.
— Todas as pessoas até 49 anos precisam ter, ao menos, uma dose da tríplice viral. Se perdeu a caderneta de vacinação e não sabe se tem a vacina, receberá a dose. A tríplice viral não tem contraindicação. Não há problema em revacinar — garante.
Conforme dados do Ministério da Saúde , o Brasil tem confirmados 2.565 casos de sarampo, dos quais 96% estão concentrados no Estado de São Paulo, onde foi confirmada a primeira morte do ano pela doença.
De acordo com dados divulgados hoje pelo Núcleo de Imunizações de Porto Alegre, a cobertura vacinal da tríplice viral na capital gaúcha é 76,3%. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 85,2%. O recomendado pelo Ministério da Saúde para proteção e interrupção na transmissão do sarampo é de 95% de cobertura vacinal.