O Rio Grande do Sul tem 29 municípios que ainda aguardam profissionais do Mais Médicos. São cidades consideradas de perfil mais vulnerável e que não conseguem atrair ou manter aprovados pelo programa. Por conta disso, o Ministério da Saúde lançou, nesta semana, mais um edital — direcionado, desta vez, a brasileiros formados em Medicina no Exterior. No total, são 600 vagas em todo o país.
No processo seletivo anterior, estavam disponíveis 71 vagas em 53 cidades gaúchas. O problema é que apenas 39 postos foram preenchidos, restando 32 vagas rejeitadas. Sendo que, em dez cidades, não há nenhum profissional do Mais Médicos. São exemplos Barra do Ribeiro, na região Sul; Saldanha Marinho, no Noroeste; Itaqui, na Fronteira Oeste; e Putinga, no Vale do Taquari.
Em junho, GaúchaZH publicou reportagem exclusiva apontando que 140 cidades gaúchas tinham vagas do programa em aberto, sendo 46 municípios sem nenhum médico pago pelo governo federal. Na ocasião, o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzhein, afirmou que esse número deveria crescer, já que a política do governo federal é concentrar esforços nas cidades mais pobres ou de difícil acesso.
Nos bastidores, a informação é de que o Ministério da Saúde cogita readmitir médicos cubanos para suprir a falta de profissionais em regiões rejeitadas por diplomados brasileiros. A mudança seria publicada por meio de decreto presidencial. Questionado, Harzhein foi enfático:
— Essa informação não é verdadeira.
Enquanto isso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve encaminhar, após o recesso parlamentar, o projeto de um novo programa para substituir o Mais Médicos. Até então, a expectativa era que a proposta fosse encaminhada ao Congresso ainda no primeiro semestre. Segundo Harzheim, o assunto ficou para a volta dos deputados.
Cidades que aguardam profissionais do Mais Médicos
- Alecrim
- Alvorada
- Barra do Ribeiro
- Barros Cassal
- Candiota
- Capão do Cipó
- Erval Seco
- Espumoso
- Formigueiro
- Fortaleza dos Valos
- Itacurubi
- Itaqui
- Jaguarão
- Jari
- Machadinho
- Nonoai
- Pinheirinho do Vale
- Planalto
- Putinga
- Redentora
- Restinga Seca
- Rio dos Índios
- Saldanha Marinho
- Santa Margarida do Sul
- Santiago
- Santo Augusto
- São Sepé
- Trindade do Sul
- Uruguaiana