Em instalações completamente novas, ao custo de R$ 12 milhões, começa a operar na próxima segunda-feira (6), em Porto Alegre, a Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel, no Hospital Moinhos de Vento (HMV). A ampliação do setor, com obras recém-concluídas em uma área de 500 metros quadrados, possibilitará um aumento de 40% no número de atendimentos. O nome da emergência é uma homenagem à esposa de João Vontobel, fundador do Grupo Vonpar, e mãe de Ricardo e Rodrigo Vontobel — a família efetuou a doação que viabilizou o projeto.
Como frisou mais de uma vez durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (3), Mohamed Parrini, superintendente executivo da instituição, ninguém quer ter de utilizar os serviços de uma emergência, mas, no caso de necessidade, o objetivo é que o paciente e seus familiares tenham a melhor experiência possível. Os ambientes, da recepção às salas de atendimento de casos graves — com acesso direto para ambulâncias —, são coloridos, decorados com a temática da Turma do Moinhos, formada pelos personagens Pedrinho, Minako e Thiago.
A emergência dispunha até então de seis leitos, e agora serão 20 (10 para observação e 10 para medicação). Um tomógrafo de dupla fonte com baixa emissão de radiação — único equipamento do tipo no Rio Grande do Sul —, que dispensa a anestesia da criança, estará disponível no local. A inauguração do espaço é a culminância de um trabalho que tomou três anos de planejamento.
— Estamos entregando algo muito importante para a cidade — anunciou Parrini.
Inspirada nos procedimentos e fluxos de atendimento do Hospital Johns Hopkins, ligado à universidade de mesmo nome, nos Estados Unidos, a emergência nasce com foco na rapidez e na diminuição do tempo de espera. O objetivo é elevar a média atual de 70 atendimentos diários para 120.
— Precisamos de agilidade no tratamento. A criança que vem para cá precisa disso. É uma emergência focada na resolução de problemas. Minha expectativa é de que a gente consiga redução de filas e agilidade nos exames — disse João Krauzer, chefe do Serviço de Pediatria.
Superintendente médico do HMV, Luiz Antônio Nasi relembrou o papel do pediatra de outrora, que era o de reduzir a mortalidade infantil. Hoje em dia, esse especialista tem o papel de orientar os pais no caminho do crescimento saudável dos filhos, com prevenção de diabetes, hipertensão e doença mental, entre outras enfermidades. A oferta de especialistas, sobretudo em pneumologia, oncologia e hematologia, está também entre os principais destaques.
— Não se pode mais conviver só com o serviço de pediatria. Precisamos de um serviço e de uma equipe que atendam a criança muito doente também. Passamos a ser um serviço de referência com uma retaguarda de especialistas de primeira categoria — afirmou Nasi.
O acesso à nova emergência pediátrica é pela Rua Ramiro Barcelos, 910, bairro Moinhos de Vento.